ROMANOS 9 | PREDESTINAÇÃO | LIVRE-ARBÍTRIO | LIVRE AGÊNCIA | ADÃO NÃO FOI O PRIMEIRO HOMEM, MAS APENAS O PRIMEIRO HEBREU - J. Herculano Pires e Anselmo Borges




1POWER



  • Por aqui nem sempre é alegria.
    Por vezes, o coração pesa tanto, que não consigo conter as lágrimas . Mas pego no coração e embrulho num sorriso inventado. Seguro as lágrimas, de uma maneira meio torta, e me faço passar sem que transpareça qualquer peso aparente. É assim que tem que ser. Mas nem sempre é assim que é!




    • Gostas disto.

  • ‎"Quando precisar realmente de uma pessoa, grite bem alto, mas não com a garganta e sim com o coração, pois ele não reconhece a distância. As pessoas que amamos nunca nos deixam de verdade, e sempre podemos encontrá-las... basta olhar para o nosso coração. Siga seus sonhos até onde eles forem e a vida lhe ensinará a viver. Não pergunte o porquê das coisas, apenas deixe que elas aconteçam. Não há momentos bons e ruins... apenas inesquecíveis. Não há fronteiras para o coração, pois para ele as pessoas que amamos são todas vizinhas e sem muros. Há coisas que só devem ser ditas quando os olhos se encontram, porque apenas eles são capazes de ver a sinceridade das palavras além de seus significados."








  • A Sociedade Brasileira de Genética diz que não tem respaldo Científico nenhum para as Ideias dos Criacionistas.

    Aliais os Religiosos são Mentirosos quando dizem que viemos de Adão e Eva.

    http://www.sbg.org.br/ManisfestoCriacionismo.html 



  • PUBLICAÇÕES MAIS ANTIGAS

  • Apesar das desilusões e dificuldades, mantenho-me fiel à Igreja Católica, a minha Igreja tão provada.
    Quem escreveu isto?

    a) Hans Kung. Mas este tem de estar cá sempre?
    b) Congar, após uma das muitas admoestações magisteriais
    c) Um dos lefebvrianos, cada vez mais distantes de Roma
    d) Leonardo Boff, mas só com muito descaramento.



  • Se a Predestinação Calvinista não é correta, como podemos entender Romanos 9?

    Se a serpente do Éden/Pomar da Várzea era o próprio Satanás, porque é que o animal foi amaldiçoado por D-us?



    • Tu e Valdemar Deavila gostam disto.

      • Luís Magalhães 




        http://oapocalipse.wordpress.com/perguntas-biblicas-enviadas-por-leitores/maldicao-injusta/ 
         
        oapocalipse.wordpress.com
        Se foi Satanás que possuiu a serpente, porque ela fora amaldiçoada? 

      • Luís Magalhães » Posição arminiana:




         Biblicamente todos são predestinados para a salvação (Efésios 1:5) e só se perderá quem assim o escolher (no madeiro, o Messias devolveu o livre-arbítrio do ser humano para poder decidir a quem irá seguir – 1 Pedro 1:2). Mas só no Milénio o livre-arbítrio estará purificado. Só aí poderemos pregar do Messias aos índios ocultos e protegidos da Amazónia.


        Sobre o livre-arbítrio versus livre agência versus ateísmo ciêntífico vide: "Não existe livre-arbítrio e a consciência é uma ilusão" » 



        Novas pesquisas sugerem que o que cremos ser escolhas conscientes são decisões automáticas tomadas pelo cérebro [ou como o entendido pela teologia reformada, estamos perante a predestinação determinada pelo Hashem]. O homem não seria, assim, mais do que um computador de carne.


        CONSCIÊNCIA

        É possível explicar todo o comportamento humano sem recurso à consciência. Esta parece acompanhar alguns momentos dos processos neuronais mas não parece influenciar o seu curso. Bombarda não se apercebe da estranheza do seu argumento. Se é possível explicar todo o comportamento humano na ausência da consciência, por que razão a consciência está de todo presente? A ilusão surge como única resposta. É, porém, uma resposta incompleta.


        A “Folha de S. Paulo” do dia 28/05/09, página A17, em artigo do articulista Hélio Schwartsman, com o título “Estudos põem em xeque noção de livre-arbítrio”, faz a seguinte colocação:

        “Hoje a neurociência é mais ou menos unânime em afirmar que o livre-arbítrio é uma ilusão, a exemplo da consciência, a qual, embora não passe de um efeito colateral de vários sistemas cerebrais ligados em rede, nos leva genuinamente a crer na balela cartesiana de que um “mineu” incorpóreo (uma alma) está no comando.”

        A visão espírita da questão é outra.

        O livre-arbítrio representa a faculdade que cada um tem de eleger o seu próprio caminho, cedendo ou resistindo às suas más ou boas tendências e às influências que recebe de Espíritos bons ou imperfeitos.

        O livre-arbítrio é ilimitado na intenção de cada ser humano.

        As ações que têm por objetivo externar essa intenção, não obstante, podem ser limitadas pela Vontade do Alto, consistindo no determinismo.

        Se o livre-arbítrio atua nos atos, o determinismo atua nos fatos. O primeiro, pela ação do encarnado; o segundo, através das leis do Criador ou por intermédio de seus emissários, com vistas a garantir a evolução geral.

        O determinismo nunca subtrai o livre-arbítrio da pessoa, mas pode influir em situações.

        A má utilização do livre-arbítrio, portanto, por uma vontade fraca ou determinada para o mal, tem no determinismo um contraponto sempre que a Espiritualidade Maior assim o deseje.

        O livre-arbítrio bem direcionado proporciona ao encarnado um estado de espírito de tranquilidade, seja no relacionamento com o próximo, seja ao lidar com as suas próprias dificuldades, como, por exemplo, no contexto das provas e expiações.

        O mau uso do livre-arbítrio pode resultar em consequências desastrosas, tanto em relação à própria pessoa que o provoca como no tocante a terceiros.

        Tanto é equivocada a ideia de que tudo ocorre no mundo e na humanidade só por livre-arbítrio quanto só pelo determinismo, havendo uma interação entre esses dois fatores.

        Equívoco ainda maior é pensar que tudo ocorre por obra do acaso.


        O livre-arbítrio impera no ser humano aos 16 anos de idade, quando se torna completamente responsável pelos seus atos e por eles responde diante do Criador.

        Também a consciência, na visão espírita, tem significado diverso do colocado no texto em pauta.

        Existe alma, sim: trata-se do Espírito reencarnado. E ele, sua mente, seu pensamento, sua vontade, está no comando efetivamente.

        Da mesma forma, existe a consciência, voz secreta da alma que aprova ou desaprova nossos atos.

        A consciência atua na pessoa em função do seu grau de entendimento entre o bem e o mal.

        Atua, também, sob a influência de benfeitores espirituais.

        É nesse sentido que Kardec faz constar em “O Livro dos Médiuns” (capítulo XXXI, X) a seguinte expressão:

        “Todos os homens são médiuns, todos têm um Espírito que os dirige para o bem, quando sabem escutá-lo. Escutai essa voz interior, esse bom gênio, que incessantemente vos fala, e chegareis progressivamente a ouvir o vosso anjo guardião, que do alto dos céus vos estende as mãos. Repito: a voz íntima que fala ao coração é a dos bons Espíritos e é deste ponto de vista que todos os homens são médiuns.”

        Livre-arbítrio e consciência, por isso mesmo, em vez de representarem zero na trajetória de cada um, significam elementos fundamentais no campo da reforma íntima para que atinja estágios mais avançados de desenvolvimento espiritual e moral.
         
        Revista RIE - Julho 2009 AD



      • Luís Magalhães 




        Para entender Romanos 9:13-18 – texto usado pelos calvinistas a favor da predestinação, é importante seguir alguns passos (aprendi a fazer tal análise com o arminiano Dr. Reinaldo Siqueira, professor de Teologia no Centro Universitário Adventista em Artur Nogueira, São Paulo, Brasil):

        1) Analisar a perícope (bloco de um texto que trata do mesmo assunto), que vai do capítulo 9 ao 11. É importante ler os três capítulos que tratam do mesmo tema, pois, é ao considerar o todo que podemos entender o específico (nesse caso, a mensagem que a Bíblia quer transmitir sobre a predestinação).

        2) Ficar atento(a) às seguintes palavras-chave: “eleição” e “coração endurecido”.

        Isso ajudará sua mente a entender o uso de tais termos no contexto bíblico.

        3) Relacionar as seguintes informações e ideias contidas nos capítulos:

        (1) Paulo está falando do povo de Israel;
        (2) Deus e Sua Palavra não falharam em relação às promessas ao povo;
        (3) Israel errou;
        (4) A justiça vem de Deus, nas das obras;
        (5) Não há diferença entre judeus e gentios (10:12). Deus abençoa a todos;
        (6) Israel era rebelde e desobediente (10:21).

        Perceba que o assunto já se torna mais fácil de entender: o endurecimento do coração veio da parte deles. Todo o estudioso sabe que D-us é apresentado na Bíblia fazendo coisas que Ele não impede de acontecerem. Portanto, o Senhor não pode ser acusado pelo “endurecimento” do coração do povo (e muito menos de faraó – ver Êxodo 7, 8).

        (7) Deus não rejeitou Israel (11:1);
        (8) Deus conheceu o Seu povo de antemão (11:2);
        (9) Alguns “ramos” (Israelitas) foram cortados por causa da incredulidade deles! (11:20).

        Depois destas informações, podemos concluir que:

        (1) O “fazer vasos para a ira” da parte Divina depende da resposta negativa do pecador ao plano de Salvação. A pessoa se torna “vaso de ira” se rebelar-se e se desviar dos caminhos do Criador (11:22 e 23).

        (2) Deus não faz ninguém ser um “vaso para ira” (1 Tessalonicenses 5:9), a não ser que a pessoa queira se perder (ver 1ª Timóteo 2:4; Apocalipse 22:17).

        (3) O Senhor permitiu que todos, Israelitas e gentios, fossem pecadores (Romanos 3:23) para que todos recebessem a misericórdia (11:32).

        Não é por acaso que Paulo finaliza do assunto com um hino de louvor a D-us por a Sua Salvação disponibilizada a todas as raças! (compare com Mateus 24:14):

        “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” Romanos 11:36.

        E, para finalizar: o texto que “resume a Bíblia” é suficiente (existem muitos outros usados pelos arminianos) para "derrubar" a tese de que D-us predestina algumas pessoas “para a perdição”:

        “Porque D-us amou ao mundo [todos] de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê [não somente os “predestinados” no conceito de João Calvino] não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.



      • Luís Magalhães 






        Opinião calvinista: http://www.palavraprudente.com.br/estudos/walter_campelo/miscelania/cap01.html 
        www.palavraprudente.com.br 
        Resposta ao artigo A Predestinação Calvinista de W Souza da Silva por Walter Andrade Campelo
        · 2 · 

      • Luís Magalhães






         http://www.palavraprudente.com.br/index.html 
         
        www.palavraprudente.com.br 
        Estudos Bíblicos com uma ampla variedade de assuntos para a sua edificação. Útei...Ver mais
        há 11 horas ·  · 2 · 

      • Luís Magalhães Texto do teólogo progressista e católico Anselmo Borges:

        O que de modo grave infectou o cristianismo foi a doutrina infausta do pecado original. Escreveu o grande historiador católico Jean Delumeau: "Não é exagerado afirmar que o debate sobre o pecado original, com os seus subprodutos - problemas da graça, do servo ou livre arbítrio, da predestinação -, se converteu (no período central do nosso estudo, isto é, do século XV ao XVII) numa das principais preocupações da civilização ocidental, acabando por afectar toda a gente, desde os teólogos aos mais modestos aldeões. Chegou a afectar inclusivamente os índios americanos, que eram baptizados à pressa para que, ao morrerem, não se encontrassem com os seus antepassados no inferno. É muito difícil, hoje, compreender o lugar tão importante que o pecado original ocupou nos espíritos e em todos os níveis sociais. É um facto que o pecado original e as suas consequências ocuparam nos inícios da modernidade europeia o centro da cena mundial, sem dúvida muito atribulado."

        Quando se fala em pecado original, é necessário atender ao seu significado. A língua alemã, precisa como é, distingue entre Ursünde (o pecado originário) e Erbsünde (o pecado herdado). O autor principal do pecado original enquanto herdado foi Santo Agostinho. Para explicar o mal, também o sofrimento e a morte, postulou que no pecado de Adão e Eva todos pecaram e não hesitou em deixar cair no inferno as crianças sem baptismo.

        Neste contexto, Santo Anselmo, no quadro jurídico da doutrina da satisfação, ensinou que só a morte de Cristo na cruz podia pagar a dívida infinita da culpa do pecado. Só a morte do Filho podia aplacar a ira de Deus e reconciliá-lo com a Humanidade.

        Jesus, porém, não falou em pecado original.

        Depois, com a doutrina da evolução, como era possível conceber o pecado dos primeiros seres humanos (quem foram os primeiros?), ainda em processo de humanização, um pecado tal que tinha transformado a natureza das coisas?

        Foi Hegel que viu bem: o que se chama pecado original não é senão uma metáfora para indicar a passagem da animalidade à humanidade, da saída do paraíso da inocência da inconsciência e da fusão com a natureza à consciência de si e da mortalidade: se comerdes da árvore do bem e do mal (como podiam pecar, se ainda não sabiam do bem e do mal?), sabereis que estais nus (cada um é ele mesmo, ela mesma, separados e já não fundidos com a natureza) e que sois mortais.

        Agora, é Armindo Vaz, professor da Universidade Católica, que, numa obra de profunda e ampla investigação - Em vez de "história de Adão e Eva": O sentido último da vida projectado nas origens - vem esclarecer a problemática do Génesis, capítulos 2-3.

        Evidentemente, só posso deixar algumas proposições inevitavelmente fragmentárias.

        1. Trata-se de um mito de origem, e os mitos de origem são etiológicos, pretendem, projectado nas origens, "compreender, interpretar, dizer o sentido último, antropológico/religioso, das coisas da vida por meio da fé". 2. Adão e Eva não existiram: são personagens míticos e não históricos. 3. O "paraíso terreal" é o "pomar da várzea"; o que existe para a fé é, em esperança, o "paraíso celeste". 4. Com Adão e Eva, pretende-se exprimir a existência complementar do homem em relação com a mulher e vice-versa. 5. A nudez não é passível de interpretação sexual; o abrir-se dos olhos pelo conhecimento do bem e do mal é o evoluir do ser humano da incivilização para a civilização e a cultura. 6. Como se pode falar em pecado ou mal moral, se ao cometer a "transgressão" o Homem ainda não gozava de "conhecimento", que só adquire precisamente no acto de "comer" o fruto proibido? 7. Com o motivo da "árvore da vida", afirma-se que não pode viver para sempre, porque a imortalidade é prerrogativa exclusiva de Deus: o Homem não pode ser como Deus. 8. Não há ligação entre mal moral e mal natural.

        Concluindo, o que este mito pretende é ligar os aspectos do mundo a uma Origem ou a um Criador divinos. Deus é apresentado como sentido último de tudo o que existe.

         · 2


  • Boa noite,amigos(as) do MAZAL!





  • SEN. MARCELO CRIVELA, LÍDER DA BANCADA EVANGÉLICA, FALOU CONTRA A EVOLUÇÃO NA TR...Ver mais

    Por: Valeu Ateu




  • Vc está ouvindo...Túnel do Tempo
    www.webmixcambara.com 



  • ALGUÉM OU NINGUÉM

    Todos queremos ser alguém para alguém, mas se alguém nos considera um ninguém,
    como fazer para deixar de ser ninguém, pelo menos para esse alguém?
    Temos que fazer esse alguém ver que também somos alguém,
    pois ninguém é ninguém para todo e qualquer alguém...
    Alguém irá nos ver como um importante alguém, e aquele outro alguém, passará a ser ninguém...
    Alguém será alguém para alguém...fato negado por ninguém...
    Ninguém será ninguém para todo e qualquer alguém,
    pois alguém sempre irá considerar este ninguém para alguém, como um importante alguém, para si...

    *Marcial Salavery*





  • Lenda De Uma Cigana
    Composição: Desconhecido

    A lenda de uma cigana
    Adormecida ao relento
    Que perdeu a caravana
    Por seguir o pensamento
    Tem dias que anda pairando
    Nos rumos do mundo
    Tem dias que anda rolando
    Nas presas do tempo
    Diz a lenda que a cigana
    Pelo caminho onde viera
    O xale tinha perdido
    E um vagabundo o trouxera
    Sacudindo o pó e as mágoas
    Como se a cor acordasse
    Num abraço dançou com ela
    Antes que o vento a roubasse
    Só o vento nos roda a saia
    Só o vento nos faz dançar
    Nos confunde os passos na areia
    Muda o rumo às águas do mar
    No silêncio mal se ouviam
    Dançar descalços na areia
    Numa noite quase fria
    Estava a lua quase cheia
    E pra rasgarem o escuro
    Ou fugir à solidão
    Ataram corpos cansados
    Na sombra vaga do chão
    Quando o sol entorna o dia
    Ficara o xale esquecido
    E os passos da cigana
    Já o vento tinha escondido
    Ficou só o vagabundo
    Resgatando uma ilusão
    Com a alma amordaçada
    Na palma da mão
    Só o vento nos roda a saia
    Só o vento nos faz dançar
    Nos confunde os passos na areia
    Muda o rumo às águas do mar.

    Apresentação de sentimentos, vivências, palavras e imagens.




    • Gostas disto.







  • Em tudo, o nosso sentimento é o que importa. A intenção, boa ou má, influencia diretamente nossa vida no futuro. Qualquer ação, por mais simples que seja, se feita com coração, produz benefícios na vida das pessoas.

    Buda





  • http://www.youtube.com/watch?v=NG2zyeVRcbs&feature=related 




    • Tu, Fabiola Tamietto e Solange Ayres gostam disto.

      • Luís Magalhães http://letras.mus.br/miley-cyrus/1426246/traducao.html 
         
        letras.mus.br
        There's always gonna be another mountain / I'm always gonna wanna make it move /...Ver mais
        há 18 horas ·  · 1 · 

      • Luís Magalhães Sugestão da maninha Roberta Ferreira
        há 18 horas ·  · 2

      • Roberta Ferreira Porque, sempre haverá outra montanha
        :)
        Eu sempre vou querer move-la...........:)

        há 18 horas ·  · 1

      • Luís Magalhães Roberta Ferreira fizeste-me pensar com a tua frase. Dizia Agostinho: Fora da Igreja é possível tudo, exceto a salvação. É possível ter honras, é possível ter sacramentos, é possível cantar aleluias, é possível responder «amen», é possível possuir o Evangelho, é possível ter fé no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e pregar; mas em nenhum lugar, senão na Igreja Católica, é possível encontrar a salvação." (Agostinho Doutor das Igrejas, Epístola 53,1).
        Mas isto foi escrito no séc. V. Pensará um crente que a "Igreja Católica" se refere à Igreja Católica atual? É que os protestantes também se sentem herdeiros da Igreja Católica de Agostinho de Hipona.

        O trecho é bonito. Mas o "fora da Igreja não há salvação" é uma charada. É preciso distinguir o que é "fora", o que é "Igreja" e o que é "salvação". As variáveis são tantas que é melhor não ter certezas.

        há 18 horas ·  · 1

      • Luís Magalhães A TUA REFLEXÃO É MUITO ECUMÉNICA!
        há 18 horas ·  · 2

      • Luís Magalhães OBRIGADO AMIGUINHA! Sempre a Roberta Ferreira com a sua bela teologia...
        há 18 horas · Editado ·  · 2

      • Roberta Ferreira Luís Magalhães temos enfrenta os obstáculos da Vida ,,independente de qualquer coisa...,:)
        há 16 horas ·  · 1

      • Fabiola Tamietto Parece que estou vendo minha princesa de 13 anos cantando ela ama cantar e adora essa música!!! Linda!!! Pra vc Raphaela!!!Minha vida!!!
        há 14 horas ·  · 1

  • “One More Night” é o mais recente vídeo/single do grupo Maroon 5. O tema é o segundo single a ser retirado do quarto álbum da banda de Pop Rock Americana, Overexposed.
    Minka Kelly é a sua mulher no vídeo que nos mostra Adam Levine no mundo do boxe. Realizado por Peter Berg, que transformou as ideias de Adam em filme.
    http://oxysgenos.blogspot.pt/ 




    • Gostas disto.

  • Às vezes basta um minuto para revelar sentimentos e uma vida inteira para os viver.

    (A.M)




    • Tu, Fabiola Tamietto e Solange Ayres gostam disto.

      • Solange Ayres são as pequenas coisas , os pequenos detalhes que fazem a diferença
        há 16 horas ·  · 3

      • Ana RC Matos Com certeza que sim, Solange... E este pensamento aplica-se a várias vertentes da vida ao falar de sentimentos e no fundo requerer a aplicação de acções para o retorno... ser saudável e duradouro. Jinhos
        há 16 horas ·  · 2

 ionline 

“Anonymous” estão de volta… Desta vez vestidos de Pai Natal - Vídeo  


 Cristiano Ronaldo 

Mira aquí   todas las notícias de hoy, juegos para download, estatísticas, juegos en directo, vídeos y mucho más!
 Scott Williams 

Hillsong - Born Is The King! (It's Christmas :: Video)  






 Pablo A. Iglesias 

 ya ha jurado el cargo como nuevo presidente del Gobierno de España. Ha optado por el "juro" antes los Reyes y Zapatero
Retweetado por 
 tvi24 

Gripe das aves: 17 mil galinhas abatidas: Gripe das aves: 17 mil galinhas abatidas  
Retweetado por 
 Miguel Nogueira 

You know you need more coffee, more sleep or both when you reach toyour wallet in search for a kleenex...
Retweetado por 
 Caradeniño dj 

"Mándame un whatsapp cuando acabes" - Dios a Jesús 
Retweetado por 
 Chris Bennett 

Did the Magi copy Jesus? ~ ENJOY this  SOUL SNACK ...   Rt 
Retweetado por 
O versículo quarto do capítulo sexto do Génesis informa: "Ora, naquele tempo havia gigantes na Terra". O tempo referido é o da criação do homem. Se havia gigantes, Adão não era o primeiro homem, tanto mais que a própria Bíblia nos diz que os "filhos de Deus", que eram Adão e sua descendência, casavam-se com as "filhas dos homens". É o que vemos no versículo dois do Cap. VI: "Vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres", e ainda no versículo quarto, já acima citado: "e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos". Verifica-se no texto uma dubiedade, parecendo haver uma diferença entre os gigantes e os homens, mas não se poderia explicar as "filhas dos homens", se não fossem filhas dos gigantes. Esta dubiedade explica-se pela Mitologia. Os gigantes, na verdade, são figuras mitológicas que aparecem no texto bíblico, da mesma maneira que nos textos hindusegípcios e na "Gigantemaquia", poema que se considera como fragmento extraviado da "Teogonia" de Hesiodo. A Bíblia herdou dos antigos livros mesopotâmicos a lenda mitológica dos gigantes. Este fato comprova a tese espírita da raça adâmica, que na verdade nada mais é do que o povo hebreu.
O exame do texto bíblico, à luz da Antropologia Cultural e da Mitologia, prova que Adão é apenas o primeiro hebreu e não o primeiro homem [consequência imediata: não há pecado original, já o diz o padre Anselmo Borges por parte da mulher Eva, novamente o teólogo A. Borges]. A lenda de Adão Eva é o capítulo mitológico da História dos Judeus, como a lenda grega de Deucalião e Pirra é o da História dos Hebreus. As duas histórias se confundem, de tão semelhantes, no caso do dilúvio. Assim como Heleno foi o primeiro homem para os gregosAdão foi o primeiro para os judeus. A falta de conhecimento histórico e a falsa interpretação teológica da Bíblia transformaram uma antiga lenda mitológica em verdade revelada. O Espiritismo não endossa esse absurdo.
Curioso notar que Deucalião, o Noé grego, e Pirra, sua mulher, tiveram três filhos, como aconteceu com Adão e Eva e depois com Noé. Em todas estas coincidências comprova-se a origem mitológica e a presença dos arquétipos colectivos nas passagens supostamente históricas da Bíblia. Querer sustentar a realidade desses relatos ingénuos e impô-los ao povo como verdade divina é querer confundir religião com superstição. O Espiritismo prefere esclarecer estes problemas à luz da razão.
J. Herculano Pires

Mensagens populares